As estudantes Bianca Santoni, Mariana Moura e Bianca Nariai, com orientação do professor de História, Elton Silva, levantaram a medalha de prata em Campinas (SP). Elas participaram de forma presencial da final da competição, que reuniu 320 equipes finalistas no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nos dias 20 e 21 de agosto. Esse foi o primeiro encontro presencial após dois anos de competições 100% online devido à pandemia.
As jovens, que são estudantes do Ensino Médio do Colégio Marista de Maringá, ficaram entre os 40 melhores resultados, depois de competir com mais de 17 mil equipes de todo o Brasil em seis fases online. Além de representar Maringá, a equipe também representou o Paraná, pois conquistou a maior pontuação do estado e viajou com todas as despesas pagas como reconhecimento.
Para o professor de História do Colégio Marista de Maringá, Elton Silva, a conquista é uma vitória de todos. “Nossa equipe participou da competição várias vezes, sempre com o objetivo de evoluir e chegar até a final e foi isso que fizemos. É uma honra fazer parte desse momento único e levar a medalha para Maringá”, afirma.
História à prova
Realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a ONHB é aberta para escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Os interessados devem formar equipes com um professor de História e três alunos que podem estar no Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e/ou Médio.
As fases da olimpíada são compostas por tarefas dinâmicas, que combinam habilidades de interpretação de texto, análises minuciosas de fontes históricas diversas, resolução de questões de múltipla escolha e produção de crônicas de história, entre outras atividades.