Prezadas famílias,
Esperamos que todos estejam bem.
Queremos informá-los e/ou lembrá-los que neste mês (maio), acontece a inscrição do ENEM, e aproveitar para ressaltar a importância dos alunos em fazer essa prova para ingressarem em universidades públicas ou privadas. A nota desse exame acaba sendo bastante oportuna seja para utilizá-la no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e entrar em universidades públicas, para conseguir uma bolsa no Prouni (Programa Universidade para Todos) ou até mesmo para financiar a faculdade com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
O Enem permite também que o aluno estude em Portugal. A primeira instituição portuguesa a aceitar estudantes brasileiros com a nota do Enem foi a Universidade de Coimbra, considerada uma das mais antigas do mundo. Atualmente, mais de 30 instituições portuguesas utilizam o Enem como forma de ingresso. Basicamente, para estudar em Portugal, é necessário fazer o Enem, verificar se as notas nas áreas de conhecimento atendem aos requisitos da universidade e ficar atento ao período de inscrição da instituição que pretende estudar.
Outra vantagem de se fazer o ENEM é o Intercâmbio internacional. Implementado em meados de 2011, o Programa Ciência sem Fronteiras é uma grande oportunidade para jovens universitários e pesquisadores. Porém, um dos requisitos para participar do programa na graduação é ter realizado o Enem. O programa visa proporcionar a estudantes de graduação e pós-graduação a experiência de estudar em faculdades de excelência, em diversos países. O programa tinha como meta conceder 101 mil bolsas até este ano, mas o governo federal anunciou há alguns meses a segunda etapa do Ciência sem Fronteiras com mais 100 mil bolsas.
Outro aspecto positivo para fazer a prova do Enem é não ter exatamente uma concorrência, pois todos os estudantes que participam, recebem uma nota de acordo com seu desempenho, sem limites de “vagas”.
O Colégio Marista através de todas as ações que se propõe a fazer em relação ao componente curricular de cada turma, também prepara os alunos para prestar o ENEM e sair na frente de muitos candidatos. Além do que é ofertado desde os anos iniciais até o ensino médio, também trabalhamos, especificamente, na Oficina de Redação, o gênero dissertativo que é cobrado nesse exame. Nesse tipo de texto discute-se assuntos socialmente relevantes, no caso específico do Enem, questões que envolvem o Brasil e seus principais problemas costumam aparecer como tema da redação.
Portanto, incentivamos nossos alunos a fazerem a inscrição e o exame, pois estão preparados e podem através dele, ingressar em universidades ou faculdades que sempre almejaram sem precisar fazer o vestibular.
Qualquer dúvida a respeito desse exame, acessem o site oficial para consultar todas as datas e regras: https://enem.inep.gov.br/.
Datas importantes:
- Período de Inscrições: 11 a 22/05
- Provas tradicionais: 01 e 08/11
- Provas digitais: 22 e 29/11.
Estamos também à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,
Lucinéia Aparecida Jorge Sgorlon Zavatini
Coordenadora de Segmento | 8º ano à 3ª série do Ensino Médio