Projetos Pedagógicos

Projetos de Investigação

Criam condições para que as crianças pensem por si mesmas, elaborando e investigando hipóteses sobre o ambiente em que vivem. Por meio da investigação, elas percebem o mundo como uma reinvenção e fonte de inovação contínuas.

Além da investigação, as práticas do projeto contemplam outras dimensões do Currículo em Movimento, como criação, acolhida e relações solidárias, religiosidade e dimensão da consciência planetária.

Espaços de Aprendizagem

Os alunos da Educação Infantil contam com espaços de aprendizagem internos e externos às salas de aula, para atividades quinzenais. São ambientes de leitura e escrita, brinquedos, informática, matemática, criação, arte e construção, além dos ambientes da casinha, ateliê do gosto, interação tecnológica e dos jogos.

Acolhidas

É o Jeito Marista de iniciar as atividades escolares. Alunos, professores e familiares se reúnem para vivenciar fatos importantes da vida escolar, compartilhando sentimentos, valorizando talentos, agradecendo, cantando e celebrando juntos.

Minha Cidade

O projeto abrange a história de Maringá, desde sua origem até os dias atuais, contemplando as transformações pelas quais a cidade passou. Uma das etapas do projeto consiste em uma palestra com o prefeito do município, momento no qual as crianças podem trabalhar sua curiosidade e a comunicação por meio de diversos questionamentos.

Escritores Fantásticos

A partir de livros de fantasia e outros gêneros, as crianças começam a investigar e a refletir sobre questões sociais que são pano de fundo das narrativas.

Aprendendo com a Melhor Idade

Momentos nos quais as crianças desenvolvem laços de acolhida e escuta com idosos para aprenderem sobre os hábitos, a cultura e os acontecimentos de outras épocas.

Estudo de Meio – Cooperativa de Reciclagem

Visitas a cooperativas de reciclagem sensibilizam e conscientizam os alunos para a importância do descarte correto do lixo reciclável. Em algumas aulas de campo, são entrevistados catadores de lixo para uma maior compreensão do impacto positivo de suas ações no meio ambiente. Os estudos de meio são uma maneira utilizada para o desenvolvimento da consciência planetária.

Investigando o Sistema Solar

Grupos de alunos fazem pesquisas sobre temas relacionados ao Sistema Solar. Ao final do projeto, uma exposição gratuita é aberta à comunidade. Os próprios alunos montam e gerenciam seus estandes, o que contribui para o desenvolvimento do protagonismo e da sua autonomia.

Sala de Aula Virtual

Conteúdos de estudo online com atividades de aprofundamento, tarefas de casa e avaliações para potencializar o processo de aprendizagem.

Política, Religião e Cidadania

Estudos e práticas sobre responsabilidade social e política promovem o posicionamento crítico, estimulam o debate e contribuem para a acolhida e o respeito às diferenças.

Afro e Indígena

Uma iniciativa que busca conhecer as culturas africana e indígena, valorizar sua importância e combater o preconceito. O projeto é multidisciplinar e desenvolvido por todas as áreas do conhecimento. No final do ano, os trabalhos são apresentados à comunidade escolar.

Festival de Clipes da Língua Inglesa

Um momento de vivenciar a comunicação por meio de outras linguagens, como a música e o audiovisual.

Summer Camp

Intercâmbio para Alunos a partir do 9º ano.

Projeto de Vida e Carreira

Feira de Profissões, orientação profissional e sobre o acesso às universidades nacionais e estrangeiras.

Sala de Aula Virtual

Conteúdos de estudo online com atividades de aprofundamento, tarefas de casa e avaliações para potencializar o processo de aprendizagem.

Tutorias

Acompanhamento individualizado dos alunos por meio de relatório de desempenho com foco em resultados acadêmicos, plantões de dúvidas e aprofundamentos e orientações de estudos.

Foco no ENEM, PAS e outros Processos Seletivos

Durante o período revisional o estudante terá a oportunidade de revisar habilidades e conteúdos focados nos processos
seletivos. Também participará de avaliações constantes, provas e simulados (mais de 10) durante o ano letivo.

Oficinas de Redação

Aprimoramento do trabalho com gêneros textuais através da prática acompanhada, na qual professor e aluno interagem na construção do texto.

Além da Média

Trabalho de aprofundamento dos conteúdos com os alunos que se destacam no desempenho acadêmico.

Avaliações em Larga Escala

Permite observar a evolução acadêmica do aluno e fornece ferramentas que auxiliam na tomada de decisões educacionais assertivas.

Protagonismo

Projetos de iniciação científica e programas de debates políticos compõem uma série de iniciativas que trabalham habilidades de negociação, liderança, postura e oratória.

Summer Camp

Intercâmbio para os alunos do 9º ano e Ensino Médio.

Itens relacionados